Nascido em 20 de Janeiro, em Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco, veio ainda criança para Petrolina(PE) estudar, fez a formação básica no colégio de freiras, já o ensino médio no Colégio Eduardo Coelho seguindo anos depois a fazer sua primeira faculdade, onde cursou história na UPE. Com uma personalidade irreverente, simpático, olhar simples, dono de um carisma singular e com um currículo profissional admirável, José Sebastião da Silva Menezes, recebe da vida hoje, respostas de projetos e persistências de uma vida dedicada a trabalho e aos estudos e a família.
Desde criança que já tinha afinidade com o jornalismo. Ele fala que quando pequeno gostava de ficar observando no rádio, a programação para dizer, para os trabalhadores, da roça( onde morou por algum tempo) o momento desses almoçarem, repetindo para os funcionários o jargão do repórter do rádio que dizia.“ olha a hora” nesse momento os trabalhadores já sabia que ele estava avisando para eles deixarem o serviço.
Já com 14 anos pensava em ser sociólogo, pois gostava de trabalhar com pessoas, mas na região do Vale do São Francisco não tinha esse curso. Assim, apaixonado por áreas de Ciências Humanas encontrou no curso de História algo que se assemelhava com o que ele procurava, mas não parou. Foi no Jornalismo que diz ter encontrado a realização de um sonho de infância. Com 22 anos estagiava Rádio emissora rural onde durante seis anos, teve um envolvimento direto com a comunicação atuando, na área de repórter, comentarista esportivo e redator
J.Menezes como é conhecido, hoje, dispõe de um currículo profissão satisfatório atuando nas áreas de jornalista,professor de História, especialista em Ensino de Comunicação Social, Trabalhou na emissora Rural de Petrolina, no Sindicato dos Radialistas de Pernambuco, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Petrolina, na TV São Francisco de Juazeiro. Atualmente é editor executivo e repórter da Revista Vitrine além de atuar como repórter, e organizador no Conselho Editorial da Revista Contexto (Secretaria Municipal de Educação). Ainda Integra o Movimento Independente Petrolina Literária e foi Professor Substituto na Universidade do Estado da Bahia(UNEB), nas disciplinas Mídia e Cultura,Crítica da Mídia Telejornalismo, Comunicação Comunitária e Movimentos Sociais.
No campo profissional se define como uma pessoa que procura fazer seu trabalho de maneira responsável e compromissada, dizendo que suas conquistas foram frutos de sonhos, persistência. Em relação aos projetos que realizou, um dos que se orgulha, foi no momento em que trabalhava com televisão, onde considera o local que obteve o maior número de trabalhos com repercussão nacional. Nessa época era chefe de redação, na TV São Francisco, afiliada rede globo, sobre sua liderança, diz ser muito complexo coordenar equipe, pois o cargo exige uma a postura, ética, moral profissional e técnico de qualidade. E comenta que a cooperação, sensibilidade, sabedoria e para resolver crises é muito valido para o sucesso profissional nessa área e considera que em sua época realizou um bom trabalho. “Consegui unir o grupo em torno dos projetos que organizei”. Apesar de confessar ter cometido alguns erros, que diz ter ajudado em seu aprendizado. Ele reforça que um líder não deve ser muito vulnerável e deve ter uma sensibilidade equilibrada, pois um chefe necessita ter um bom equilíbrio emocional. "Liderar é uma arte inserida com coragem, visão de futuro e muito equilíbrio”finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário